Este trabalho faz um levantamento dos meios lúdicos para o ensino de Química que podem ser utilizados em sala de aula como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. As atividades lúdicas proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor ao repassar os conteúdos.
sábado, 2 de novembro de 2013
Colore e descolore
Que a água não tem cor, todo mundo sabe. Mas é muito fácil deixá-la colorida – muitas substâncias se misturam à água e mudam seu visual. Pois hoje vamos desafiar os leitores a dar um passo adiante: primeiro, colorir a água e, depois… deixá-la incolor outra vez. Você acha que isso é possível?
Prepare-se para testar! Você vai precisar de:
* um comprimido de permanganato de potássio (encontrado em farmácias);
* vinagre incolor;
* água;
* água oxigenada;
* colher;
* copo transparente.
Peça para um adulto colocar o permanganato de potássio em um copo com 40 mililitros de água. Atenção: não beba essa mistura! Mexa com a colher até o comprimido se dissolver por completo. Está pronta a sua água colorida.
Agora vem o próximo passo. Adicione à mistura 20 mililitros de vinagre e 20 mililitros de água oxigenada. Mexa e… tcha-ram! Incrível, não achou? Você sabe por que isso acontece?
Não se esqueça de lavar bem as mãos após o experimento. Um abraço e até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário